Aulas e meditações

Saiba mais!

As aulas são adequadas para iniciantes e para pessoas que já possuem uma prática constante de meditação. Cada aula inclui um ensinamento e duas meditações – uma meditação introdutória e uma meditação final – baseadas nos ensinamentos de Buda. Com essas aulas, aprendemos a aplicar os ensinamentos do Buda em nossa própria vida diária e, assim, resolver nossos problemas diários e encontrar a paz e a felicidade que desejamos.

A meditação é uma fonte inesgotável de felicidade e o coração da prática dos ensinamentos de Buda.

O objetivo da meditação é pacificar a mente, ou seja, cultivar estados mentais que nos proporcionem paz interior, bem-estar e tranquilidade.

Quando nossa mente está calma, paramos de ter preocupações e problemas e desfrutamos de verdadeira felicidade.

Por que devemos estudar?
Há três razões para estudarmos e praticarmos os ensinamentos de Buda:
Para desenvolver nossa sabedoria
Se nós não nos esforçarmos para desenvolver nossa sabedoria, permanecemos ignorantes da verdade última – a verdadeira natureza da realidade. Apesar de desejarmos felicidade, nossa ignorância nos leva a cometer ações não-virtuosas, que são as principais causas de todo o nosso sofrimento.
Para cultivar um bom coração
Se não cultivarmos um bom coração, nossas intenções egoístas destruirão a harmonia e o bom relacionamento com os outros. Nós não teremos paz, e sem paz, não há chance de conseguirmos a felicidade pura. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.
Para manter um estado mental de paz.
Se não tivermos paz mental, não seremos felizes mesmo em condições ideais. Por outro lado, quando nossa mente está em paz, somos felizes mesmo que as condições exteriores sejam desagradáveis. Portanto, o desenvolvimento dessas qualidades são de suma importância para nossa felicidade diária!

Conheça os Programas de Estudo

Venerável Geshe Kelsang Gyatso elaborou três Programas de Estudo e meditação voltados a desenvolver nossa sabedoria, cultivar um bom coração e manter um estado mental tranquilo.

Os três programas de estudo são:

  • Programa Geral (PG) (para iniciantes)
  • Programa Fundamental (PF) (para alunos intermediários e avançados)
  • Programa de Formação de Professores (PFP)

Programa Geral

O Programa Geral (PG) é um ponto de partida ideal para os interessados em saber mais sobre a aplicação prática do Budismo e da meditação na vida moderna.

Programa Fundamental

O objetivo do Programa Fundamental (PF) é proporcionar uma apresentação sistemática de tópicos particulares do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do budismo.

Programa de Formação de Professores

O propósito do Programa de Formação de Professores (PFP) é fornecer uma extensa apresentação de tópicos específicos do Budismo Mahayana para capacitar os praticantes a aprofundar seu conhecimento e experiência do Budismo, e treinar Professores qualificados do Budismo Moderno.