Devemos recitar todos os dias, do fundo do nosso coração, preces de pedidos para Budas iluminados enquanto mantemos profunda fé neles. Esse é um método simples para recebermos continuamente as bênçãos e a proteção de Buda. Devemos também nos reunir para fazer preces em grupo, conhecidas como “pujas”, organizadas nos centros budistas.

 

Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche

Venerável Geshe Kelsang Gyatso

Saiba mais!

As aulas são adequadas para iniciantes e para pessoas que já possuem uma prática constante de meditação. Cada aula inclui um ensinamento e duas meditações – uma meditação introdutória e uma meditação final – baseadas nos ensinamentos de Buda.

Com essas aulas, aprendemos a aplicar os ensinamentos do Buda em nossa própria vida diária e, assim, resolver nossos problemas diários e encontrar a paz e a felicidade que desejamos.

A meditação é uma fonte inesgotável de felicidade e o coração da prática dos ensinamentos de Buda.

O objetivo da meditação é pacificar a mente, ou seja, cultivar estados mentais que nos proporcionem paz interior, bem-estar e tranquilidade.

Quando nossa mente está calma, paramos de ter preocupações e problemas e desfrutamos de verdadeira felicidade.

Por que devemos estudar?
Há três razões para estudarmos e praticarmos os ensinamentos de Buda:

Para desenvolver nossa sabedoria

Se nós não nos esforçarmos para desenvolver nossa sabedoria, permanecemos ignorantes da verdade última – a verdadeira natureza da realidade. Apesar de desejarmos felicidade, nossa ignorância nos leva a cometer ações não-virtuosas, que são as principais causas de todo o nosso sofrimento.

Para cultivar um bom coração

Se não cultivarmos um bom coração, nossas intenções egoístas destruirão a harmonia e o bom relacionamento com os outros. Nós não teremos paz, e sem paz, não há chance de conseguirmos a felicidade pura. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.

Para manter um estado mental de paz.

Se não tivermos paz mental, não seremos felizes mesmo em condições ideais. Por outro lado, quando nossa mente está em paz, somos felizes mesmo que as condições exteriores sejam desagradáveis.

Portanto, o desenvolvimento dessas qualidades são de suma importância para nossa felicidade diária!